Blog Instagram Facebook

Newsletters

RECICLANDO O GUARDA ROUPA

Quem já não esqueceu no fundo do armário uma blusa e quando resolve vesti-la não está mais na moda? E as calças que acabam se gastando com o tempo? Ou ainda pior quando as traças resolvem visitar suas gavetas? Sem falar das manchas de molho e outros produtos! Porém com o poder da criatividade podemos contornar essas “catástrofes”. 

Quem já não ouviu falar dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)?!  Logo os associamos aos materiais de embalagem, papel, vidro, orgânicos, entre outros. E por que não os usar dentro dos guarda- roupas?  Com essa atitude além de salvar damos um novo visual ao que parece fora dos padrões da moda. 

No mercado encontramos tintas para a pintura de tecidos nas mais variadas cores e brilhos, onde mesmo lavando a peça a decoração permanece. As restaurações podem ser usadas não só em roupas, mas também objetos e bijuterias.

 

 

As peças jeans também podem ser reaproveitadas! 

Com a ajuda de uma costureira, para quem não tem habilidades com máquina, uma calça pode ser transformado em shorts, bolsas e até acessórios para a casa como: cortinas, tapetes e colchoados. 

Um exemplo é a marca dinamarquesa “Papillon Design” que utilizou a calça jeans na criação de um sofá.

 

 

 Outra customização fantástica para as mulheres é a junção do jeans com os sapatos de salto alto. A calça ou tecido jeans velho pode ser cortado em tiras e colados nos sapatos. O resultado é um novo par de saltos maravilhosos!

 

Outra grande ideia é o ato de doar! Duas redes varejista, sendo uma de Londres Marks&Spencer e do Japão Uniqlo, criaram programas para dar destino as roupas que já lançaram no mercado. Em Londres as peças podem ser doadas na instituição de Oxfam’s que por sua vez distribui as peças. O incentivo ocorre também na London Faschion Week, onde os fashionista recebem descontos na compra da marca. No Japão em determinados meses a Uniqlo recolhe agasalhos. Os que estão em bom estado são enviados para o Nepal e Tailândia, já os que estão em mau uso são transformados em fibras sendo utilizadas em sistemas de isolamento térmico e luvas profissionais, são também convertidos em matéria prima para geração de energia. No Brasil há várias instituições que recebem doações de roupas e calçados, onde podem ser encontradas nas diversas comunidades brasileiras. 

Como podemos ver a muitas formas de reaproveitamento, assim podemos refletir o quanto damos valor ao que usamos. Não importa o quanto velha esteja uma peça de roupa, sempre haverá um meio de reutilizá-la, seja  através da customização, da reforma, da reciclagem ou da doação. Use sua criatividade, afinal, reciclar é um ato de amor as próximas gerações!

Para mais dicas acesse: http://manequim.abril.com.br/faca-e-use/customizacao/saida-de-praia-413873.shtml

Fontes: 

www.fashionbubbles.com/comportamento/consciencia-fashion-na-reciclagem-de-roupas/

http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt/29249.html

http://www.digsdigs.com

 


Anterior | Próxima

Ver outras matérias